CORONAVÍRUS: UMA ANÁLISE DOS NÚMEROS OFICIAIS EM NOVA MAMORÉ

Compartilhar:


O Município de Nova Mamoré/RO, faz fronteira com quatro Municípios de Rondônia, Porto Velho, Guajará Mirim, Campo Novo e Buritis, tem uma população de 30.583 habitantes (IBGE/2019), com esse número é o 14º município mais populoso do Estado!

Sobre a COVID-19 no Estado de Rondônia entre os Municípios, temos que fazer uma análise técnica e esclarecedora, sobre os dados e números para a população dos Municípios de Rondônia.

É importante fazermos três perguntas técnicas: primeira, quais são os Municípios com os maiores números de casos confirmados? Segundo qual o percentual dos casos confirmados que teve mais êxitos na cura, ou seja, quem mais recuperou infectados entre os Municípios do Estado? Terceiro, quais são os Município que tiveram os maiores números de óbitos?

Para responder tais perguntas, buscamos os dados disponível no Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que divulga os dados referentes ao Coronavírus (Covid-19) no Estado. A referência foi o Boletim n° 118 do dia 12/07/2020. 

O Município de Nova Mamoré tem 399 casos confirmados. Isso coloca em 10º colocado em número de casos confirmados, portanto, significa que, temos 42 Municípios no Estado de Rondônia com situações mais confortáveis, menos casos confirmados, menos infectados.

O Município de Nova Mamoré é o 42º colocado em números de recuperados ou curados, dos 399 casos confirmados conseguimos recuperar até o dia (12/07/2020) 213 infectados, equivalente a 53,40% dos pacientes. Isso significa que, temos 41 Municípios no Estado de Rondônia com mais êxito, com mais pessoas restabelecidas ou saradas.

O Município de Nova Mamoré é o 10º colocado em números de óbitos, temos 5 mortes. Isso significa que, temos 42 Municípios com menos mortalidades no Estado de Rondônia.

Todos esses levantamentos e constatação sobre os números de Nova Mamoré, noticiamos com muita tristeza e preocupação.

Uma vez que, o prefeito ou a sua assessoria de imprensa publicou duas matérias: uma no dia 08/07/2020 no site MAIS RO, com o título: É pauta para o Fantástico: como o prefeito de Nova Mamoré não fechou a cidade que teve apenas 5 óbitos”.

Inclusive debochou do Município vizinho de Guajará Mirim, fazendo comparações indevidas. A outra, foi um vídeo na TV Allamanda SBT com o título: Nova Mamoré e Candeia do Jamari ostentam índices diferentes na pandemia”.

Além disto, o Município de Nova Mamoré gosta muito de fazer comparações com Guajará Mirim sobre a Covid – 19. Entretanto, Guajará Mirim tem 1.720 casos confirmados e 991 recuperados, equivalente a um percentual de 57,60% de curados, um pouco maior que Nova Mamoré que é de 53,40%!

Imagine se Nova Mamoré fizesse comparações com os outros Municípios vizinhos como: Buritis e Campo Novo. Já que, o Município de Buritis tem 39.654 habitantes e só tem 179 casos confirmados da COVID-19, tem um percentual de 70,90% de curados e 3 óbitos! Campo Novo de Rondônia, só tem 66 casos confirmados, tem um percentual de 71,20% de recuperados e 3 óbitos. Aliás, o percentual de recuperados do Estado de Rondônia é de 58,95%, superior ao Município de Nova Mamoré.

O Boletim nº 118 do dia 12/07/2020 mostra os números oficiais dos Municípios do Estado de Rondônia nos quadros abaixo:


 



Isso significa que, as autoridades do executivo municipal estão desinformando ou estão maquiando as informações para potencializar mérito político, em plena pandemia de saúde sanitária no Estado e em Nova Mamoré, o que é muito grave.

Acredito ser razoável uma explicação técnica do Secretário ou Prefeito, sobre a tal publicação dos dados ou números e das matérias divulgadas.

Portanto, os dados não condizem com a realidade diante da estatística estadual expressa, que fundamenta a caracterização de um dever de veracidade. Na análise dos dados apontados pode levar a conclusões de falsidade ou informações de conteúdo inverídico, deixando de abordar detalhes importantes, o que leva à população a relaxar com cuidados para evitar a propagação da Covid-19.

O que nos resta é reconhecer os esforços e dedicações dos funcionários da vigilância sanitária, do hospital, dos postos de saúdes, enfim, de todos os envolvidos no combate ao vírus.

Para finalizar, os números da secretaria municipal de Nova Mamoré divulgado ontem, através do boletim nº 106 do dia 13/07/2020, o cenário fica pior ainda, são 408 casos confirmados e 207 curados, ou seja, o percentual dos recuperados fica 50,74% dos casos confirmados.

 

Fonte: Mamoré Agora - Sugestão de Pauta 

Nenhum comentário