NOTA DE ESCLARECIMENTOS DO IBAMA EM RELAÇÃO AOS FATOS QUE ACONTECERAM NA SÉTIMA LINHA NO RIBEIRÃO

Compartilhar:

A equipe do IBAMA que fazia uma fiscalização ambiental na linha 7 do Ribeirão na tarde do dia 06/11/2019, dirigiu-se a uma propriedade localizada na referida linha e, encontrando aos fundos uma residência, foi até esta para solicitar informações ao morador. A frente da residência possui um pequeno declive sobre o qual uma das viaturas estacionou e sua equipe desceu.

Enquanto a equipe se dirigia a pé para a entrada da residência uma falha no sistema de freio de estacionamento colocou o veículo em movimento, que desceu pelo declive atingindo parte da parede e a porta da residência.

Em seguida surgiu uma pessoa que se identificou como genro do proprietário, que se encontrava ausente, ao qual foi relatado o ocorrido. Indagado sobre o paradeiro do proprietário o genro informou que este se encontrava na cidade de Nova Mamoré, sem saber informar quando retornaria. A este foi solicitado uma estimativa dos prejuízos e este concordou em receber em nome do proprietário a quantia estimada para ressarcimento dos prejuízos.

Embora esta não seja a conduta regular da administração pública, que ensejaria a lavratura de um Boletim de Ocorrência junto a autoridade policial e um processo administrativo para ressarcimento dos prejuízos ao morador, resolveu o agente dar solução imediata do problema ao prejudicado, não se negando a assumir a responsabilidade pelo ocorrido e se colocando à disposição do proprietário no dia seguinte na base de apoio localizada em Nova Mamoré.

No dia seguinte, na presença da autoridade policial, o agente envolvido no incidente e o proprietário da residência atingida fizeram um acordo para ressarcimento dos prejuízos, sem necessidade de outras providências administrativas e judiciais.

Cumpre-me assinalar, em nome do bom jornalismo e da transparência, que o episódio decorreu de um acidente, por um descuido involuntário e pelo qual este coordenador pede desculpas em nome do IBAMA. Agradeço a atenção e coloco-me a disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

JOSÉ O AUGUSTO MORELLI
Analista Ambiental/IBAMA

Nenhum comentário