Nova
Mamoré, neste ano de 2019, foi presenteada com a formação de dois professores,
que concluíram seus estudos de pós-graduação e lograram o título acadêmico de
Doutores. Trata-se dos irmãos: Marcélio e Márcia Uchôa.
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Marcélio e Márcia Uchôa |
Ambos
os professores se formaram na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP,
tendo como inspirações humanas seus pais: José Brasileiro e Angelina Uchôa.
A
tese da Dra. Márcia Uchôa versa sobre um estudo da política
curricular da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – SEDUC-RO e das
práticas curriculares das escolas estaduais das cidades de Nova Mamoré e
Guajará-Mirim, para proporcionar uma reflexão sobre a presença da cultura
boliviana nos currículos das instituições educativas destas localidades.
De
acordo com a pesquisadora o objetivo principal do seu trabalho é fomentar
reflexões sobre a interculturalidade curricular nas escolas da fronteira
Brasil/Bolívia de Rondônia, contribuindo para a atenuação do preconceito e da
discriminação ao imigrante boliviano, que geram, por conseguinte, o desprezo, a
exploração e a expropriação, historicamente latentes nessa fronteira, sob a
alegação de suposta superioridade cultural dos brasileiros em relação aos
bolivianos, ao tempo em que possa proporcionar o empoderamento da cultura
estigmatizada e a interação entre os povos fronteiriços”.
Por
sua vez, a tese do Dr. Marcélio Uchôa trata de um estudo da Autonomia
Financeira dos Municípios no Pacto Federativo Brasileiro pós Constituição de
1988. A pesquisa possibilita tornar compreensível o arranjo federativo
brasileiro, indicar novas e enfatizar as já conhecidas perspectivas para
equilibrar o federalismo fiscal, corrigindo as fragilidades, as incongruências
e as distorções do pacto federativo, principalmente para os Municípios de
pequeno porte, que carecem de autonomia financeira.
Segundo
o pesquisador o objetivo do estudo é analisar o formato institucional que
parametriza a Gestão Municipal no Brasil, no que diz respeito aos Municípios
até 50 mil habitantes e suas capacidades locais para o desempenho
administrativo, em vista do aprimoramento do poder local na atenção às demandas
das suas respectivas populações.
A
doutora Márcia Uchôa mora hoje na cidade de São Paulo, atua como
Professora no Instituto Federal de São Paulo – IFSP (Campus São Paulo) e como
Editora Responsável da Revista e-Curriculum, do Programa de Pós-graduação em
Educação: Currículo, da PUC-SP, Periódico Científico Qualis A2.
O
doutor Marcélio Uchôa reside em Nova Mamoré/RO, é Professor da
Universidade Federal de Rondônia – UNIR (Campus de Guajará Mirim), vinculado ao
Departamento de Ciência Sociais e Ambientais – DACSA, ministra as disciplinas:
Políticas Públicas, Administração Públicas, Geopolítica, e Planejamento Social
e Ambiental Urbano e Rural.
Ambos
os trabalhos trazem contribuições significativas e relevantes para a Educação
na região de fronteira do estado de Rondônia e para os 4.910 Municípios no
Brasil. Os pesquisadores agradecem a todas as pessoas que contribuíram direta e
indiretamente para o êxito dos seus respectivos trabalhos de pesquisa.
1 Comentários
Isso sim é ser doutores...
ResponderExcluirCursaram doutorado👏👏👏👏👏👏
Não como uns e outros q com graduação recebem o título de doutores
Não desmerecendo, porém q sejamos justos
Doutor é qm faz doutorado.Fato!