NOVA MAMORÉ SE ALEGRA COM DOIS PROFESSORES QUE CONQUISTARAM O TÍTULO ACADÊMICO DE DOUTORES

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Nova Mamoré, neste ano de 2019, foi presenteada com a formação de dois professores, que concluíram seus estudos de pós-graduação e lograram o título acadêmico de Doutores. Trata-se dos irmãos: Marcélio e  Márcia Uchôa.

Marcélio e  Márcia Uchôa
Ambos os professores se formaram na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, tendo como inspirações humanas seus pais: José Brasileiro e Angelina Uchôa.

A tese da Dra. Márcia Uchôa versa sobre um estudo da política curricular da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – SEDUC-RO e das práticas curriculares das escolas estaduais das cidades de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, para proporcionar uma reflexão sobre a presença da cultura boliviana nos currículos das instituições educativas destas localidades.

De acordo com a pesquisadora o objetivo principal do seu trabalho é fomentar reflexões sobre a interculturalidade curricular nas escolas da fronteira Brasil/Bolívia de Rondônia, contribuindo para a atenuação do preconceito e da discriminação ao imigrante boliviano, que geram, por conseguinte, o desprezo, a exploração e a expropriação, historicamente latentes nessa fronteira, sob a alegação de suposta superioridade cultural dos brasileiros em relação aos bolivianos, ao tempo em que possa proporcionar o empoderamento da cultura estigmatizada e a interação entre os povos fronteiriços”.

Por sua vez, a tese do Dr. Marcélio Uchôa trata de um estudo da Autonomia Financeira dos Municípios no Pacto Federativo Brasileiro pós Constituição de 1988. A pesquisa possibilita tornar compreensível o arranjo federativo brasileiro, indicar novas e enfatizar as já conhecidas perspectivas para equilibrar o federalismo fiscal, corrigindo as fragilidades, as incongruências e as distorções do pacto federativo, principalmente para os Municípios de pequeno porte, que carecem de autonomia financeira.

Segundo o pesquisador o objetivo do estudo é analisar o formato institucional que parametriza a Gestão Municipal no Brasil, no que diz respeito aos Municípios até 50 mil habitantes e suas capacidades locais para o desempenho administrativo, em vista do aprimoramento do poder local na atenção às demandas das suas respectivas populações.

A doutora Márcia Uchôa mora hoje na cidade de São Paulo, atua como Professora no Instituto Federal de São Paulo – IFSP (Campus São Paulo) e como Editora Responsável da Revista e-Curriculum, do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP, Periódico Científico Qualis A2.

O doutor Marcélio Uchôa reside em Nova Mamoré/RO, é Professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR (Campus de Guajará Mirim), vinculado ao Departamento de Ciência Sociais e Ambientais – DACSA, ministra as disciplinas: Políticas Públicas, Administração Públicas, Geopolítica, e Planejamento Social e Ambiental Urbano e Rural.

Ambos os trabalhos trazem contribuições significativas e relevantes para a Educação na região de fronteira do estado de Rondônia e para os 4.910 Municípios no Brasil. Os pesquisadores agradecem a todas as pessoas que contribuíram direta e indiretamente para o êxito dos seus respectivos trabalhos de pesquisa.

Fonte: Mamoré Agora 

Um comentário:

  1. Isso sim é ser doutores...
    Cursaram doutorado👏👏👏👏👏👏
    Não como uns e outros q com graduação recebem o título de doutores
    Não desmerecendo, porém q sejamos justos
    Doutor é qm faz doutorado.Fato!

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