BOLÍVIA CONTRATA MAIOR AVIÃO TANQUE DO MUNDO PARA APAGAR INCÊNDIOS FLORESTAIS

Compartilhar:
747 SuperTanker já está a caminho, segundo presidente Evo Morales, e deve chegar ao país na sexta-feira. Paraguai também participa de esforços conjuntos para combater o fogo que atinge os dois territórios.



O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que o 747 SuperTanker, o maior avião tanque do mundo, já está a caminho do país para atuar no combate a incêndios florestais. A aeronave, que tinha sua chegada inicialmente prevista para esta quinta (22), deve chegar sexta-feira, de acordo com o chefe da Defesa Nacional da Bolívia, Javier Zabaleta.

A aeronave "começará a operar nas (cidades de) Charagua e Puerto Busch. São cerca de 40 km² onde o fogo está queimando incontrolavelmente, acreditamos que com o avião poderemos extinguir essas fontes de calor", afirmou Zabaleta, segundo a agência France Presse.

De acordo com a empresa dona da aeronave, a Global SuperTanker, sediada nos EUA, o avião tanque pode despejar líquidos retardantes, gel, espuma e água, ou a combinação de quaisquer dois desses agentes, e pousar e decolar para novas descargas em intervalos de aproximadamente 30 a 35 minutos.

O governador de Santa Cruz, Rubén Costas, depositou suas esperanças no trabalho do avião tanque e dos socorristas, bombeiros, policiais, militares e civis voluntários que trabalham na zona.

"Não há previsão de chuva nos próximos dias, o que faz com que tenhamos mais responsabilidade", disse ele.

Os incêndios foram causados na Bolívia pela queima de campos cultivados, uma prática ancestral chamada "chaqueo", segundo a qual a cinza melhora a qualidade da terra para o plantio.

Fonte G1

Nenhum comentário