Banners

COMERCIANTE PIONEIRO DE NOVA MAMORÉ MORRE VÍTIMA DE AVC

Comerciante pioneiro de Nova Mamoré, Francisco Xavier da Silva, 77 anos


Faleceu no último sábado (02), em Porto Velho, vítima de um AVC, o comerciante  Francisco Xavier da Silva, 77 anos. Pioneiro em Nova Mamoré, chegou vindo da região do IATA (Guajará-Mirim), no final da década de 1960 e adquiriu do seu Apolônio, o estabelecimento comercial que comandou até o final de sua vida, no centro de Nova Mamoré.  Casado com Cezaria Pereira  Xavier da Silva, tiveram um casal de filhos, quatro netos e dois bisnetos.

Natural de Ipueiras, Estado do Ceará, nasceu em 12 de março de 1942 e chegou na região de Guajará-Mirim em 1955. Homem de hábitos simples, católico fervoroso, raramente saia de casa e cultivava grandes amizades. “Seu Xavier”, como era conhecido de todos, foi um dos pioneiros que ao lado do Raimundo  Nonato de Souza (Raimundo Lascado), João Barroso e Manoel Cândido, ambos já falecidos, contribuíram  grandemente para a História de Nova Mamoré.



Foi justamente no momento da  desativação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – EFMM, a construção da BR-425 e a instalação do Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão, no final da década de 1960, que estes e tantos outros  “pioneiros”, empunhando  “foices, machados e enxadas”, lançaram a Pedra Fundamental do município de Nova Mamoré.

O Portal Mamoré e família se solidarizam com a esposa, filhos, netos, bisnetos, nora, amigos e clientes, pela perda irreparável do ‘Seu Xavier”, e que Deus os conforte neste momento de dor. Seu enterro ocorreu no cemitério municipal Severino Inácio, às 17:30h de domingo, 02 de junho.

Fonte: Portal Mamoré


Postar um comentário

0 Comentários