COMERCIANTE PIONEIRO DE NOVA MAMORÉ MORRE VÍTIMA DE AVC

Compartilhar:
Comerciante pioneiro de Nova Mamoré, Francisco Xavier da Silva, 77 anos


Faleceu no último sábado (02), em Porto Velho, vítima de um AVC, o comerciante  Francisco Xavier da Silva, 77 anos. Pioneiro em Nova Mamoré, chegou vindo da região do IATA (Guajará-Mirim), no final da década de 1960 e adquiriu do seu Apolônio, o estabelecimento comercial que comandou até o final de sua vida, no centro de Nova Mamoré.  Casado com Cezaria Pereira  Xavier da Silva, tiveram um casal de filhos, quatro netos e dois bisnetos.

Natural de Ipueiras, Estado do Ceará, nasceu em 12 de março de 1942 e chegou na região de Guajará-Mirim em 1955. Homem de hábitos simples, católico fervoroso, raramente saia de casa e cultivava grandes amizades. “Seu Xavier”, como era conhecido de todos, foi um dos pioneiros que ao lado do Raimundo  Nonato de Souza (Raimundo Lascado), João Barroso e Manoel Cândido, ambos já falecidos, contribuíram  grandemente para a História de Nova Mamoré.



Foi justamente no momento da  desativação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – EFMM, a construção da BR-425 e a instalação do Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão, no final da década de 1960, que estes e tantos outros  “pioneiros”, empunhando  “foices, machados e enxadas”, lançaram a Pedra Fundamental do município de Nova Mamoré.

O Portal Mamoré e família se solidarizam com a esposa, filhos, netos, bisnetos, nora, amigos e clientes, pela perda irreparável do ‘Seu Xavier”, e que Deus os conforte neste momento de dor. Seu enterro ocorreu no cemitério municipal Severino Inácio, às 17:30h de domingo, 02 de junho.

Fonte: Portal Mamoré


Nenhum comentário