A
iniciativa é para promover um trânsito mais seguro a todos
Atendendo à
programação anual de âmbito nacional, o Departamento Estadual de Trânsito de
Rondônia (Detran/RO) abre nessa segunda-feira (29), às 8h30, no Salão Rosilda
Shockness, no Palácio Rio Madeira, o movimento Maio Amarelo rondoniense e
Encontro de Prefeitos, com a presença do governador Marcos Rocha e de José
Aurelio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária
(ONSV).
O
diretor geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que a solenidade é
para conclamar à sociedade para a importância do trabalho conjunto em defesa da
vida, com a promoção de um trânsito sempre mais humano, responsável e com baixa
incidência de acidentes.
Neil
Gonzaga disse que o governador recomendou ao Detran a adoção de todas as
medidas legais para consecução deste objetivo que, conforme suas palavras, é de
todo o conjunto da sociedade, e principalmente da gestão pública estadual, que
se recente com os reflexos das estatísticas geradas pelo trânsito, que
prejudicam o sistema de saúde, especialmente, com a superlotação dos hospitais
e serviços de saúde, além da própria economia do Estado, que tem grandes
dispêndios para atender à demanda crescentes pelos atendimentos emergenciais
decorrentes dos acidentes de trânsito.
Nesta
sexta edição do Maio Amarelo, que tem como tema “No trânsito, o sentido é a
vida”, a ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações, promovendo uma
reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de uma fórmula,
de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans,
automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a
optarem por um trânsito mais humano e seguro.
O
tema proposto pelo Observatório Nacional, atendendo à norma da Resolução
771/2019, do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), devidamente validado pela
Associação Nacional de Detrans (AND), pretende ser direto para atingir e
sensibilizar a sociedade no geral, a todo o segmento. De acordo com o ONSV, os
acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e
arriscadas. Para José Ramalho, a maioria dos acidentes têm como motivação as
falhas humanas, como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os
responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um
dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o
mundo”, disse.
Especialista
em educação de trânsito, a diretora-geral adjunta do Detran Rondônia, Benedita
Oliveira, que é uma das principais defensoras de um trânsito mais humano, disse
que encontra no titular da autarquia, Neil Gonzaga, a decisão e o apoio
necessário para promover e introduzir esta nova mentalidade dirigida a uma
mobilidade urbana adequada e exemplar, nos moldes preconizados pelo
Observatório Nacional, como meio para criar uma cultura racional de trânsito,
que envolva da criança ao adulto na sua formulação e disseminação.
A
diretora do Detran defende projetos e ações que integrem e eduquem o conjunto
da sociedade que faz o trânsito – pedestres e usuários do sistema – de modo a
promover a redução do número de acidentes. Para ela, neste ponto, a educação é
fundamental, pois tem o condão de transformar a situação. Benedita Oliveira vê
no conhecimento, na habilidade e na atitude o modelo que deve nortear qualquer
projeto que vise melhorar o trânsito, destacando que a disseminação do
conhecimento para todos os atores envolvidos com o tema, garante fácil acesso
aos subsídios técnicos necessários para a mudança de atitude no trânsito,
conforme assertiva do próprio Observatório.
MUNICIPALIZAÇÃO
DO TRÂNSITO
O
evento também será palco para discussão do projeto de municipalização do
trânsito, que promete render importantes benefícios para todas as gestões
municipais do Estado de Rondônia. Em palestra específica aos prefeitos, José
Ramalho vai defender o processo de municipalização do trânsito, que dará ao
ente disposto a aderir, a autonomia necessária para gerir sua política local de
trânsito, com recursos e meios repassados pelo conjunto do Sistema Nacional de
Trânsito (SNT), que tem por objetivo o estabelecimento das diretrizes da
Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à
defesa ambiental e à educação para o trânsito, projeto que, na verdade, deve
interessar a todos os prefeitos.
Neste
processo, devidamente assessorado pelos órgãos afins e dotado de recursos
financeiros específicos, os municípios terão como contrapartida a obrigação de
planejar e operar o trânsito de veículos, pedestres e animais; implantar e
manter a sinalização viária; coletar dados estatísticos e elaborar estudos
sobre os acidentes de trânsito; executar a fiscalização de trânsito, autuar e
aplicar a penalidade de multa por infrações de circulação, estacionamento e
parada; fiscalizar a realização de obras ou eventos que possam perturbar ou
interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua
segurança; implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo;
promover programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as
diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entre
outras obrigações de ordem ambiental e o registro e licenciamento de outros
tipos de veículos, entre eles os de tração e propulsão humana e de tração
animal.
Estatísticas:
Com
as campanhas e ações do Detran de Rondônia, junto com a sociedade, estamos
diminuindo os índices de acidentes ano a ano, e consequentemente, salvando
vidas.
CICLISTA
Em
2013 tivemos 1.253 acidentes de trânsito com vítimas envolvendo ciclistas. Em
2014 quando começou a ser desenvolvido o Maio Amarelo em Rondônia, esse número
caiu para 1.034. Já em 2017 foram 670 acidentes envolvendo ciclistas. A redução
foi de 47% (comparando 2013 e 2017, antes da implantação do Maio Amarelo).
MOTOCICLISTA
Em
2013 tivemos 11.015 acidentes envolvendo motociclistas no estado. Em 2014 esse
número caiu para 10.488. Já em 2017 foram 6.741 acidentes envolvendo
motociclistas. A redução foi de 39% (comparando 2013 e 2017, antes da
implantação do Maio Amarelo).
MOTORISTA
Em
2013 tivemos 2.473 acidentes envolvendo condutores de automóveis. Em 2014 esse
número caiu para 2.244. Já em 2017 foram 1.602 acidentes envolvendo motoristas.
A redução foi de 22% (comparando 2013 e 2017, antes da implantação do Maio
Amarelo).
PEDESTRE
Em
2013 tivemos 1.193 atropelamentos no estado. Em 2014 esse número caiu para 995.
Já em 2017 foram 516 acidentes envolvendo pedestres. A redução foi de 43%
(comparando 2013 e 2017, antes da implantação do Maio Amarelo).
Década
de Ação em Segurança no Trânsito x Maio Amarelo
Em
março de 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução
definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança no
Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização
Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes
por acidente em 178 países. No Brasil, desde 2014, um Movimento luta pela
preservação e redução de acidentes. Esse Movimento chama-se “Maio Amarelo”.
POR
QUE MAIO?
Em
11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de
Ação para Segurança no Trânsito. Por isso, o mês de maio se tornou referência
mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
POR
QUE AMARELO?
O
amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.
Fonte:
Secom/RO
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