JAIR MONTES PEDE REALIZAÇÃO DO ENEM NO MUNICÍPIO DE NOVA MAMORÉ

Compartilhar:

O município possui escolas estudais bem estruturadas e professores qualificados para aplicar o referido exame



O deputado estadual Jair Montes (PTC) apresentou indicação durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para a realização de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEN), no município de Nova Mamoré. 

De acordo com o deputado, alunos do ensino médio de Nova Mamoré precisam se deslocar até Guajará-Mirim para realizar as provas do ENEM, precisando se deslocar por cerca de 46 quilômetros. Já os estudantes da área rural e dos distritos de Jacynópolis, Nova Dimensão, Palmeiras, Araras e Marechal Rondon, precisam percorrer em média de 86 a 200 quilômetros entre estradas rurais e rodovias pavimentadas da BR-425. 

“Precisamos considerar o baixo poder aquisitivo da maioria das famílias que vivem na área rural, com renda baseada na agricultura familiar, e muitas vezes não dispõem de recursos para as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação”, alertou o deputado. 

Outro ponto destacado por Jair Montes é a falta de transporte coletivo diário nas Linhas rurais em direção a Nova Mamoré e Guajará-Mirim. “Isso também prejudica o deslocamento dos alunos e posteriormente a realização das provas, ficando esses estudantes prejudicados e até impossibilitados de cursar uma faculdade utilizando a nota do Enem”, frisou. 

Ao encerrar, Montes disse que o município de Nova Mamoré possui escolas estudais bem estruturadas e professores qualificados para aplicar o referido exame de escala nacional em âmbito local.

Texto: Eláine Maia - DECOM/ALE
Foto: Marcos Figueira


Nenhum comentário