RECONHECIMENTO: Quadro de artista plástica de Nova Mamoré é adquirido por Daniel

Compartilhar:

O trabalho da artista plástica Edina Costa, do município de Nova Mamoré, distante 272 Km da capital, seduziu o cantor Daniel logo que ele se deparou com a arte em exposição no hall de entrada do Hotel Slaviero, onde se hospedou com sua equipe para um show na capital rondoniense na terça-feira (04/12).



Ele olhou e já se encantou com o quadro de um garotinho segurança a guia de um cavalo. Perguntou quanto era e eu, sem saber o que falar, disse que seria um presente”, declarou Edina. Na verdade, a peça estava orçada em R$ 1.800. “Presenteie e não me arrendo, pois faço arte por amor e não apenas por dinheiro”,disse. O cantor batizou o quadro de “Menino da Porteira”. 




Mas o retorno veio de outra forma para a artista plástica. Daniel postou em seu instagram a foto dos dois (ele e Edina junto ao quadro) e, pouco tempo depois, a postagem já contabilizava 12 mil curtidas – agora já passa das 15 mil. E o mais gratificante, segundo a artista, é que as pessoas viram seu trabalho e ficaram interessadas em adquirir as obras também. 



A exposição dela estava ocorrendo na mesma data do show do Daniel por acaso, pois inicialmente era para ser realizada no próximo ano. “Como o hotel estava com um número considerável de hóspedes de fora do estado, a gerente (Simone) me perguntou se eu não queria antecipar a mostra, já que eram obras com foco no regionalismo. Antecipar foi a melhor coisa que aconteceu”, observou.


Autoditada



Autoditada, Edina começou pintando em tecido no ano de 2008, aos 26 anos – hoje ela tem 36. Em seguida, iniciou na cerâmica. Porém, seu sonho era trabalhar arte em telas, mas em virtude de Nova Mamoré não dispor de material de trabalho, esse projeto teve que ser adiado.


Em 2012, atendendo encomenda de uma amiga, produziu a sua primeira tela. Não parou mais. No ano de 2016 ela recebeu o primeiro convite para expor em seu município. Saiu de lá com a proposta para mostrar suas obras na galeria de arte do Porto Velho Shopping, na capital. 



Em seguida, participou da Exposição Agropecuária do Município de Ariquemes (Expoagri). Este ano, a Casa de Cultura Ivan Marrocos, na capital, recebeu seus trabalhos. Agora em 2018, ela se inscreveu no Concurso de Pintura promovido pelo Conselho Regional de Medicina (Cremero), obtendo o primeiro lugar. Participou ainda do Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim.



Exposição - Bahia




2018 foi um ano maravilhoso para mim”, declarou, acrescentando que enviou seu currículo profissional para o Museu de Artes da Bahia para análise e ela foi aceita para expor no próximo ano naquele espaço como Artista Profissional Autodidata.




Em seis anos, Edina já pintcerca de 400 telas. Funcionária pública, a artista plástica tem dois filhos. Edina gosta de pinturas realistas – retratar paisagens, fazer retratos de pessoas e de animais. Exigente com ela mesma, é uma das mais severas críticas do seu próprio trabalho. “Costumo analisar cada detalhe para ver o que errei e, dessa forma, ir me aperfeiçoando cada vez mais”, concluiu.

Fonte: Emília Araújo - Rondoniaovivo

Nenhum comentário