INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PROFESSORES RECEBEM HOMENAGENS DA CÂMARA DE VEREADORES EM SESSÃO SOLENE

Compartilhar:

Através de iniciativa do vereador André do Sindicato (PT), a Câmara de Vereadores homenageou na noite desta quinta-feira (29), em sessão solene, três instituições de ensino e quatro professores de Nova Mamoré. A primeira homenageada foi a instituição de ensino mais antiga do município, a Escola Estadual Casimiro de Abreu; Em seguida a Escola Municipal Cel. Jorge Teixeira de Oliveira e por último, o Centro Educacional Paulo Freire, representando a iniciativa privada.


Os professores homenageados foram Maria Luiza dos Santos Carvalho e João Francisco Clímaco Filho, representando a escola Casimiro de Abreu, e as professoras Sebastiana Mendes da Silva e Creuza Borges, representando a escola Jorge Teixeira. Ao fazer a abertura do evento, o vereador André do Sindicato destacou a importância dessas instituições de ensino e dos profissionais homenageados.  “Nada se faz sem a Educação e sem o professor. Eles são o caminho para mudar o país para melhor”, destacou.


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Casimiro de Abreu, criada sob Decreto nº 364/61 de 12 de outubro de 1961.  A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Cel. Jorge Teixeira de Oliveira”, foi criada através do Decreto nº 029-GP/90, de 26 de março de 1990. O Centro Educacional Paulo Freire foi criado sob Decreto nº 93 de 1997 e foi implantada oficialmente através da Resolução 052/2001, do Conselho Estadual de Educação.


O professor João Francisco Clímaco Filho é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em 1986. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela FARO e em Linguagens da Educação, pela Universidade do Tocantins – Unitins. Funcionário Público Estadual desde 1984 e municipal desde 2004. Lotado na Escola Estadual Casimiro de Abreu desde 1987.


A professora Maria Luiza dos Santos Carvalho é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em 2004, campus de Guajará-Mirim, pós-graduada em Psicopedagogia. Funcionária Pública Estadual desde 1985. Sua primeira escola foi a Alkindar Brasil de Arouca em Guajará-Mirim. Em 1986 foi transferida para a Escola Estadual Casimiro de Abreu em Nova Mamoré. EM 2002 foi trabalhar na Escola Municipal Luciana Maronari, no distrito de Palmeiras. Em 2010, retornou para a escola Casimiro de Abreu.


Sebastiana Mendes Teixeira começou sua carreira de professora, ensinando em escolas multisseriada do Projeto Sidney Girão. A instituição escola Coronel Jorge Teixeira de Oliveira completou neste ano, 28 anos de funcionamento, e Sebastiana fez parte desta história contribuindo durante 15 anos como professora alfabetizadora.


A professora Creuza Borges começou sua carreira na educação, ensinado em escolas rurais das Linhas 16 e 18, do Projeto Sidney Girão. Creuza Borges faz parte da história da escola Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, onde presta seus serviços há vinte anos.


A solenidade foi aberta ao público e contou com a presença de familiares, amigos e alunos dos professores homenageados. O presidente da Câmara, Altamir Fochesatto (PDT), o prefeito Professor Claudionor (PDT) e os diretores das escolas homenageadas, Jerry Salvaterra, representando a escola Casimiro de Abreu, Vânia Lopes, representando a escola Jorge Teixeira e Cleideir Nunes, representando o Centro Educacional Paulo Freire, também participaram do evento. Os professores João Clímaco e Sebastiana Mendes, não compareceram à solenidade, por motivos particulares.



Fonte: Portal Mamoré

Nenhum comentário